"Eu sou brasileiro c
om muito orgulho, com muito amor".
Ter orgulho de quê ? De ser tão "cego" a ponto de não perceber que destrói o que é seu. Ter orgulho de ter a maior floresta do mundo e não preervá-la, de ter a maior reserva do bem mais precioso da Terra e poluí-lo. Ter orgulho de ter tanta riqueza natural, de ter um solo onde tudo que se planta colhe, e mesmo assim deixar que os filhos desse mesmo solo sintam fome. Ter orgulho de ver tantas pessoas morrendo, esperando por atendimento médico na fila de um hospital, enquanto poucos vivem como marajás, com o dinheiro que roubam dos cofres públicos.
Se orgulhar de saber que tantas pessoas, na maioria das vezes inocentes, perdem suas vidas por conta do tráfico e da violência, ou por imprudências no trânsito. Não!
Devemos ter orgulho de ser um povo batalhador, que mesmo não tendo ao menos um par de tênis para calçar, corre, procurando brilhar como um atleta. Ter orgulho de ser um povo solidário, que ao ver um estado sendo cruelmente alagado pelas águas, faz campanhas pelo país inteiro, pra ajudar aquele povo que precisa. Ter orgulho de ser pentacampeão no futebol, de ser octacampeão no volei, ter orgulho de ver a bandeira subir e ouvir o hino cada vez que um brasileiro sobe no pódium. Ter orgulho de saber, que apesar de todas as dificuldades que os brasileiros sofrem, ele é um povo feliz. Porque ser brasileiro é ser assim, um povo forte, alegre, trabalhador, criativo, que não se dobra facilmente e nem desiste de lutar. Brasileiro é assim, tudo junto e misturado, um pouco da essência de cada parte do mundo. É ainda um povo jovem que ainda tem muito a aprender.

Nenhum comentário:
Postar um comentário